segunda-feira, 24 de maio de 2010

Suflê de Chuchu


Boa tarde a todos! Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo meu sumiço. Está bastante corrido na faculdade, logo chega a semana provas e tenho que treinar bastante. Hoje resolvi postar uma receita que fiz ainda pouco para o almoço (acabei de tirar do forno! =P). Eu nunca tinha feito suflê na vida, mas é como meus professores sempre falam, sabendo a técnica, você faz qualquer coisa, e foi isso que eu fiz, uma receita do meu gosto mais utilizando a técnica para se fazer suflê. No fim, deu certo! E ficou uma delícia (além de ter sido super fácil de fazer). No meu caso, usei chuchu, que tinha sobrando aqui na geladeira e ia acabar se deteriorando se não utilizasse logo usar antes que se deteriorassem.
Espero que gostem.

** Suflê de Chuchu ** 

4 chuchus grandes
1 cebola
2 gemas
2 claras em neve
5 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de farinha de trigo
300 ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Requeijão a gosto
Coentro picado a gosto
Queijo ralado
Sal

Modo de preparo:

Descasque os chuchus e cozinhe-os em água e sal até ficarem al dente. Após isso, escorra a água passe pelo espremedor de batatas ( é importante deixar a água que o chuchu irá soltar quando espremer junto com a “massa”. Ela irá dar um gostinho a mais no suflê). Reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola até começar a dourar. Coloque a farinha de trigo e mexa bem (essa é a mesma base para o molho bechamel) por uns 3 minutos. Após isso adicione o leite e bata com o mixer. Leve novamente ao fogo para engrossar e tempere com sal. Quando estiver grosso (cerca de 5 a 7 minutos), adicione as 2 gemas dissolvidas em um pouquinho de leite mexendo sempre (para não coagular as gemas), em seguida adicione o requeijão, o coentro picado, um pouco de queijo ralado, o chuchu (lembrando novamente para não esquecer de adicionar a água que ele soltou quando foi espremido) e o fermento em pó. Mexa bem. Se por acaso a mistura ficar líquida demais, adicione  aos pouco mais  farinha de trigo (a quantidade vai no olho mesmo, lembrando de não parar de mexer de preferência com um fué senão pode embolar). Desligue o fogo e adicione as claras em neve aos poucos, mexendo sempre. Coloque a mistura em um pirex, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio (180ºC ~ 200ºC) até dourar. 

** Ps: O chuchu pode ser substituído por qualquer outro legume da preferência (cenoura, beterraba, couve flor, abobrinha etc. Todos passados pelo espremedor de batatas ou processados)



segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bolinhos de Batata \o/


Hoje vou postar uma receita que acabei de fazer para o almoço, e fez o maior sucesso \o/
São bolinhos de batata que ficam super crocantes por fora e bem macios por dentro. Por serem bem fáceis de se fazer, e ficarem uma delícia, vale a pena tentar. Tem gente que fala que tem que colocar farinha de trigo, gemas, amido de milho, entre outras coisas para os bolinhos darem o ponto de enrolar e ficarem gostosos, mas na minha humilde opinião, não precisa de nada disso. É só seguir os passos da receita abaixo e se deliciar...

 ** Bolinhos de batata **

Massa:
500 gramas de batata cozida e amassada
2 colheres de sopa de manteiga
Cheiro verde bem picadinho a gosto
Queijo ralado a gosto
Sal a gosto

Inglesa para empanar:
100ml de leite
2 gemas
2 colheres de sopa de mostarda
Sal à gosto (o ideal é ficar bem puxadinho no sal)

Empanado:
Inglesa
Farinha de trigo
Farinha de rosca

Sugestões de recheio: Presunto picado, lingüiça calabresa picada, bacon picado e frito, carne moída refogada

Modo de preparo:
Misturar bem as batatas cozidas, amassadas e ainda quente com a manteiga, o cheiro verde, o sal e o queijo ralado (acrescentar também o recheio de sua preferência).  Levar para gelar.

Inglesa para empanar:
Misturar bem o leite, com a as gemas, a mostarda e o sal. Reservar

Montagem:
Fazer os bolinhos no formato que desejar (redondinho, de croquete, oval etc).
Para empanar, passar primeiramente os bolinhos na farinha de trigo, em seguida na inglesa e por último na farinha de rosca. Levar para gelar pro no mínino meia hora (esse tempo na geladeira  faz com que o empanado não solte na hora de fritar). Fritar em óleo suficiente e escorrer em papel toalha.




quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sobremesas para o dia das mães II


Dando continuidade ao post anterior sobre sobremesas para o dia das mães, vou postar hoje uma receita de uma sobremesa que eu adoro. Chama-se Fraisier, e nada mais é do que uma torta de morangos com creme mousseline (é estilo um creme de confeiteiro daqueles usados para rechear sonhos, porém o mousseline tem uma quantidade maior de manteiga e a sua consistência é mais firme) e uma cobertura de marshmallow. 
Parece um bicho de 7 cabeças, porém se seguir a receita direitinho, fica bem fácil. A decoração pode ser feita com o que quiser. Vou postar fotos de 2 decorações diferentes, ambas com capuchinhas (flores comestíveis).
Espero que gostem!

** Fraisier **

+- 4 caixinhas de morangos

Pão de ló:
300gr de ovos inteiros (6 ovos)
240gr de açúcar
80gr de gemas (4 gemas)
40gr de manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
240gr farinha de trigo

Creme mousseline:
600 ml de leite
Gotas de essência de baunilha
120gr de gemas (6)
180gr de açúcar
48gr de farinha de trigo ( 2 colheres de sopa cheias)
48gr de maizena ( 2 colheres de sopa cheias)
300gr de manteiga gelada cortada em cubos

PS: 24 gramas de farinha ou maizena é 1 colher de sopa cheia.

Marsmallow:
1 xícara de claras
2 xícaras de açúcar refinado
Gotas de limão

Calda para embeber o pão de ló:
200ml de água
150gr de açúcar
60ml de cointrau ou outro álcool

Modo de preparo:

Morangos:
Retire os talos e os lave bem. Deixe de molho 15 minutos em água filtrada e 2 colheres de vinagre. Enxágüe bem e deixa secar.

Pão de ló:
Bata os ovos inteiros junto com o açúcar ate dobrar de volume e engrossar. Acrescente as gemas, a manteiga derretida e por fim a farinha sem bater. Coloque em uma assadeira rasa untada com manteiga e farinha e asse em forno pré- aquecido por 180 graus por +- 10 minutos. (bem fina a camada de massa)

Creme:
 Coloque o leite para ferver com a baunilha. Enquanto isso, bata as gemas com o açucar, a farinha e a maisena. Quando o leite ferver, despejo-o sobre a mistura e bata com o batedor de ovos. Volte ao fogo bem baixinho e deixe engrossar sem parar de bater. Retire do fogo, bata pouco mais e leve a batedeira pra ir esfriando e vá incorporando a manteiga sempre batendo até esfriar. Coloque em um saco de confeitar e leve a geladeira por no mínimo 1 hora.

Marshmallow:
Leve o açúcar as claras ao fogo baixo mexendo sempre para não cozinhar. Quando não tiver mais bolinhas de açúcar, está pronto.
Leve a batedeira batendo em velocidade média por uns 5 minutos, acrescente as gotas de limão e bata por mais uns 10 minutos.

Calda:
Esquente a água e o açúcar até derreter o açúcar. Acrescente o álcool.

Montagem:
Corte 2 rodelas de pão de ló do tamanho do aro. Forre o aro com filme plástico. Coloque 1 rodela de pão de ló no fundo do aro e umedeça bem com a calda. Com o saco de confeitar, coloque um rabicho do creme na parte interna do aro, por cima do bolo. Corte os morangos no meio e vá colando no creme com o meio virado para fora.Assente os bem no creme. Com o saco de confeitar, coloque creme por cima e em volta de todos os morangos. Encha o fundo todo com creme. Coloque muitos morangos picados por cima desse creme. Em seguida, cubra os morangos com mais creme.
Cubra com a segunda rodela de pão de ló e umedeça bem com a calda. Aperte para nivelar.
Ponha na geladeira enquanto prepara o marshmallow. Depois, cubra o bolo com o marshmallow e faça o acabamento com uma espátula. Leve a geladeira por algumas horas.
Desenforme e decore a gosto.




terça-feira, 4 de maio de 2010

Sobremesas para o dia das mães

Passei alguns dias sem postar. A falta de tempo foi complicada. Hoje, graças a Deus, minha mãe voltou para casa depois de 9 dias internada.
Agora vou conseguir postar com mais freqüência no blog. O post de hoje vou dedicar a duas sobremesas para o dia das mães. Várias pessoas já vieram me falar “Pah, me dá uma sugestão de sobremesa para o dia das mães”. Então resolvi postar aqui no blog. Hoje irei postar duas receitas facinhas de se fazer. A de torta alemã já foi mais que aprovada pelos meus familiares e amigos e a torta invertida de abacaxi surpreende a quem experimenta, por ser uma massa leve e úmida, com um sabor pra lá de especial. 


** Torta Alemã da Pah **


Creme:
250 gramas de manteiga sem sal
2 latas de creme de leite sem soro (reservar o soro para umedecer os biscoitos)
4 gemas
200 gramas de açúcar refinado
Essência de baunilha 
2 pacotes de biscoito maizena
Cobertura:
300 gramas de chocolate meio amargo
Mel a gosto
3/4 de lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

Creme:
Bater na batedeira a manteiga semi derretida (uns 2 minutos no microondas é o suficiente) com o açúcar até dobrar de volume. Adicionar uma colherzinha de chá de essência de baunilha e continuar batendo. Ir acrescentando as gemas sem pele uma a uma. Bater até a mistura ficar branquinha. Colocar aos poucos o creme de leite sem soro e gelado e misturar bem com uma espatula. Quando estiver bem misturado, dar uma batida rápida na batedeira. Reservar.
Misturar o soro do creme de leite com açúcar e reservar. Essa mistura será utilizada para umedecer os biscoitos.


Cobertura:
Derreter o chocolate (no microondas ou em banho maria) e acrescentar mel a gosto. Mexer até esfriar. Acrescentar o creme de leite e misturar bem. Reserve.


Montagem:
A montagem é feita igual a de um pavê. Em um refratário, colocar uma camada de creme, uma camada de biscoito umedecido e assim sucessivamente. A última camada deverá ser de creme. Levar ao freezer por 20 minutos. Após esse tempo, cobrir com a cobertura de chocolate e levar à geladeira por 4 horas. Decorar e servir gelada.

*    

                     
  

*     

T        ** Torta invertida de abacaxi **

Calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água quente
1 abacaxi em rodelas

Massa:
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
1 caixinha de creme de leite
3 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de leite
manteiga para untar

Modo de preparo:

Calda:
Em uma panela, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a água quente e misture bem *Cuidado para não se queimar, pois ao juntar a água quente no caramelo, a mistura irá ferver!*. Deixe em fogo baixo e mexa de vez em quando até derreter os torrões de açúcar que irão se formar. Quando a calda engrossar, desligar o fogo.

Massa:
Bata a manteiga, o creme de leite, os ovos e o açúcar até obter um creme grosso. Junte o leite, a farinha de trigo peneirada, o fermento e misture bem com uma espátula.

Montagem:
Untar 2 formas de bolo inglês (11cmX28cmX8cm) com manteiga. Logo após tirar a calda do fogo, despeje-a no fundo das formas distribua as rodelas abacaxis por cima. Reserve. Quando a massa estiver pronta, despejá-la sobre os abacaxis. Assar em forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC – 200ºC) por 35 minutos ou até dourar. Esperar amornar e desenformar.
Essa torta pode ser feita em outros tipos de forma, mas na forma de bolo inglês fica super bonitinha.


                             
 

Ps: Peço desculpas pela formatação do texto. Hoje, o blogspot está brincando comigo... não estou conseguindo fazer a formatação direito. Já desisti... vai ficar assim mesmo! =P