segunda-feira, 24 de maio de 2010

Suflê de Chuchu


Boa tarde a todos! Primeiramente gostaria de pedir desculpas pelo meu sumiço. Está bastante corrido na faculdade, logo chega a semana provas e tenho que treinar bastante. Hoje resolvi postar uma receita que fiz ainda pouco para o almoço (acabei de tirar do forno! =P). Eu nunca tinha feito suflê na vida, mas é como meus professores sempre falam, sabendo a técnica, você faz qualquer coisa, e foi isso que eu fiz, uma receita do meu gosto mais utilizando a técnica para se fazer suflê. No fim, deu certo! E ficou uma delícia (além de ter sido super fácil de fazer). No meu caso, usei chuchu, que tinha sobrando aqui na geladeira e ia acabar se deteriorando se não utilizasse logo usar antes que se deteriorassem.
Espero que gostem.

** Suflê de Chuchu ** 

4 chuchus grandes
1 cebola
2 gemas
2 claras em neve
5 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de farinha de trigo
300 ml de leite
1 colher de chá de fermento em pó
Requeijão a gosto
Coentro picado a gosto
Queijo ralado
Sal

Modo de preparo:

Descasque os chuchus e cozinhe-os em água e sal até ficarem al dente. Após isso, escorra a água passe pelo espremedor de batatas ( é importante deixar a água que o chuchu irá soltar quando espremer junto com a “massa”. Ela irá dar um gostinho a mais no suflê). Reserve.
Em uma panela, derreta a manteiga e adicione a cebola até começar a dourar. Coloque a farinha de trigo e mexa bem (essa é a mesma base para o molho bechamel) por uns 3 minutos. Após isso adicione o leite e bata com o mixer. Leve novamente ao fogo para engrossar e tempere com sal. Quando estiver grosso (cerca de 5 a 7 minutos), adicione as 2 gemas dissolvidas em um pouquinho de leite mexendo sempre (para não coagular as gemas), em seguida adicione o requeijão, o coentro picado, um pouco de queijo ralado, o chuchu (lembrando novamente para não esquecer de adicionar a água que ele soltou quando foi espremido) e o fermento em pó. Mexa bem. Se por acaso a mistura ficar líquida demais, adicione  aos pouco mais  farinha de trigo (a quantidade vai no olho mesmo, lembrando de não parar de mexer de preferência com um fué senão pode embolar). Desligue o fogo e adicione as claras em neve aos poucos, mexendo sempre. Coloque a mistura em um pirex, polvilhe queijo ralado e leve ao forno médio (180ºC ~ 200ºC) até dourar. 

** Ps: O chuchu pode ser substituído por qualquer outro legume da preferência (cenoura, beterraba, couve flor, abobrinha etc. Todos passados pelo espremedor de batatas ou processados)



Nenhum comentário:

Postar um comentário