domingo, 17 de julho de 2011

Onde comer bem e barato em Fortaleza

Nossa, deixei o Colher de Pah realmente abandonado por muito tempo. A falta de tempo tá demais. Tenho muita vontade de postar e bastante coisas interessantes, porém nesse semestre que se passou a faculdade apertou muito. Mas tá valendo muito a pena. Estou adorando.
Hoje, vou fazer um post falando sobre restaurantes em Fortaleza (CE), minha cidade natal. Estive lá recentemente e pude freqüentar vários estabelecimentos com um olhar mais crítico que ganhei ao longo de minha faculdade de gastronomia. Surpreendi-me bastante ao ir a restaurantes que antigamente eram muito bons ao meu paladar, e perceber que na verdade eles não são tão bons assim (para não se dizer, bem ruins). Resolvi experimentar alguns lugares que  os nativos freqüentam. Lugares simples, alguns deles afastados da zona turística, com preços muito bons e uma comida deliciosa.
Vou compartilhar com vocês a minha avaliação de alguns desses lugares, que poderão vir a servir de dicas para quem for conhecer Fortaleza. Provavelmente terei que dividir em dois posts, pois ficará muito extenso em um só, mas vale uma leitura.

** Marcão das Ostras **
Restaurante bastante simples, localizado no bairro Joaquim Távora.  Nos domingos, é dia de samba de mesa ao fim da tarde, aumentando ainda mais o movimento. Se quiser conhecer, chegue cedo, pois em dia de samba, às 17h já é quase impossível conseguir mesa.  Sua especialidade são frutos do mar, com um excelente tempero, aquele gostinho de comida de praia feita com bastante carinho pelos cozinheiros, sem contar com o preço, que é ótimo para qualquer bolso. Ah, eles tem serviço de wi-fi.

Minhas dicas são:  
Arroz de camarão: Serve até 3 pessoas e vem acompanhado de vinagrete e farofa;
Caldinho de sururu: Individual e bastante saboroso. Bom para fim de noite;
Ostras: Especialidade da casa é o prato que mais tem saída do restaurante. Para quem gosta é uma boa pedida;
Queijo coalho com melaço de cana: uma mistura perfeita, muito saborosa. Vale como uma boa sobremesa.

Telefone: (85) 3257-9660
Horário: Sábados a partir das 12h, domingos das 11h às 22h. Demais dias das 16h à 1h.  Não abre segunda-feira.
Preço: $ - $$
Aceita todos os cartões.

** Tocantins **
Descobri esse restaurante por acaso caminhando pela Av. Abolição procurando algum lugar para almoçar. Perguntei para um guardinha e ele me indicou. Ao chegar lá achei meio pé sujo demais, porém resolvi arriscar. E adorei. Um único parêntese para um fio de cabelo que encontrei no arroz, nada demais, pode ser apenas um caso isolado. Uma coisa que me chamou bastante atenção é que depois de comer em muitos estabelecimentos, esse foi o primeiro e único que me serviu um arroz branco bem soltinho. Os demais eram bem ligados e empapados. Depois de comer lá, resolvi colher mais informações, e descobri que o ponto forte de lá é fim de noite. Lá fica bastante cheio quando outros estabelecimentos (bares, boates) localizados por perto fecham. Restaurante com 30 anos de praça. Ganhou o prêmio Veja algumas vezes como melhor fim de noite.

Minhas dicas:
Camarão empanado com arroz e fritas: Prato muito bem servido e com preço espetacularmente baixo. Serve bem 3 pessoas;
Caldinho de peixe: Bom para fim de noite.

Telefone: (85) 3242-3904
Horário:  Sextas e Sábados a partir das 12h até o último cliente, domingos das 12h às 0h, quintas até às 5h. Demais dias das 11h à 2h.
Preço: $ - $$
Aceita todos os cartões.

 ** Sorveteria 50 sabores **
Essa sorveteria tem história. Desde que eu me entendo por gente, me lembro de tomar sorvete lá. Apesar do nome, eles têm em seu cardápio mais de 100 sabores de sorvete, todos com fabricação própria, feitos com água mineral, frutas frescas e demais matérias primas de 1ª qualidade. O preço não é muito baixo, mas vale a pena (R$ 7,00 uma bola e R$ 9,00 duas boas).  Logo após o almoço e no fim da tarde fica bastante lotado, chegando a faltar lugar para sentar, então  uma dica é comprar o sorvete, atravessar a rua e sentar em algum dos bancos da beira-mar, lembrando sempre do cuidado com bolsas, carteiras, celulares, principalmente em época de férias, que é quando ocorrem furtos e roubos.

Minhas dicas:
Todos os sabores são muito bons, mas os meus preferidos são o paraense (Açaí com tapioca), doce de leite, crocante de castanha, tangerina e tapioca com café.

Endereços: Av.Beira Mar, 3958 - Mucuripe
Telefone: (85) 3032 5850
                 Av. Beira Mar, 2892 - Meireles
Telefone: (85) 3032 0050
Site: http://www.50sabores.com.br/
Horário:  Sexta e sábado até as 0h, demais dias das 9h às 23h30
Preço: $$
Aceita todos os cartões

Espero que este post venha a ser de útil para alguém e que todos que acessarem gostem. Em breve postarei a parte II desse post.
Agora, uma foto de Fortaleza para deixar com vontade de conhecer para todos que não conhecem e para deixar com vontade de voltar quem já conhece.

Mucuripe, Fortaleza-CE



Um comentário: