quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sushis de Brasília


Mais um post no blog. Enquanto eu estiver no hospital com a minha mamis, talvez os posts não saiam muito bons. Em breve vou começar a melhorar.
O Post de hoje é sobre restaurantes japoneses.
Há uns 10 anos, eu aprendi a comer sushi e sashimi quando fiz uma viagem à Fortaleza. Antes disso, cada vez que eu colocava qualquer coisa ligada a peixe cru na boca, inchava e eu não conseguia engolir. Hoje, passei a ser uma freqüentadora assídua e apaixonada pela culinária japonesa.
Já visitei muitos restaurantes japoneses, de sushi men e de sushi women, e sem sombra de dúvida, pra mim, sushi women não tem vez não. É incrível a diferença que faz.

Vou fazer a minha ficha técnica  e fazer algumas observações sobre alguns restaurantes japoneses aqui de Brasília:

*      Sushi San:         
- Localização: SCLS 211 Bl.B Loja 35
- Modalidade de Atendimento: Buffet e à La Carte no almoço. Rodízio e à La Carte no Jantar.
- Ambiente: Ambiente bastante agradável, com música ambiente na altura ideal. Os tatames presentes no 1º piso dão um ar romântico e sua luz baixa faz qualquer ocasião se tornar especial.
- Pratos e sabores: Um dos melhores sashimis da cidade. Peixe sempre fresquinho. Pratos quentes bastantes saborosos. Variedade média de pratos no rodízio/buffet. Algumas sobremesas fazem parte do rodízio/buffet.
- Atendimento: O melhor de todos os restaurantes que já freqüentei. Os garçons são muito atenciosos e corteses.
- Custo benefício: Dependendo da fome do freguês, o rodízio/buffet vale bastante a pena. Se a fome for pouca, vale também os pratos à La Carte.
- Pontos fortes: Ambiente; manobrista; peixes sempre bem fresquinhos; atendimento personalizado; cartão fidelidade (a cada 10 rodízios, o 11º é por conta da casa); algumas sobremesas (muito saborosas por sinal) fazem parte do rodízio e do buffet.
- Pontos fracos: Nos fins de semana, a fila para conseguir uma mesa é enorme (fora que não fazem reserva para os fins de semana); o menu do rodízio da noite poderia ser mais farto (se fosse igual ao do buffet do almoço estava ótimo).
- Nota geral: 9

*      Nippon:
- Localização: SCLS 403 Bl.A Loja 28
- Modalidade de Atendimento: Buffet no almoço, Rodízio no jantar e à La Carte em ambos.
- Ambiente:  Como disse meu namorado “aqui é gostosinho de se comer né? O ambiente é bem legal”. As mesas são bastante largas, com almofadas bem confortáveis, a luz é baixa também, dando um ar romântico ao lugar. Tem um único tatame, porém só é utilizado para grupos maiores e sob reserva. É um tatame típico japonês, onde no meio tem um buraco para se colocar os pés. É confortável e útil para evitar que as pernas fiquem dormentes como nos tatames do sushi san por exemplo. 
- Pratos e sabores: O melhor sashimi que já comi. Os sushis são bastante saborosos. Só tem que ficar atento pois os sashimis deles são enormes, então sempre peça com moderação. Pra mim, o carro forte do Nippon é o Hot Nik, que é um roll semelhante ao Hot Philadelphia, porém ao invés da alga pelo lado de fora tem uma massinha daquelas de rolinhos primaveras. Definitivamente o melhor roll frito que já experimentei.
- Atendimento: Muito bom o atendimento. Garçons sempre prontos a tirar dúvidas sobre os pratos.
- Custo benefício: Um pouco caro porém vale muito a pena para quem gosta de comer bem e com qualidade ou apenas para ocasiões especiais.
- Pontos fortes: Sashimi muito saboroso; atendimento especial; rapidez na entrega da conta; manobrista.
- Pontos fracos: Ambiente pequeno a ponto de até nas segundas feiras fazer fila na porta; tamanho dos sashimis (se não tomar cuidado, na primeira rodada do rodízio você já está satisfeito; faltam tatames.
- Nota geral: 9,2

*      Sushi Brasil:
- Localização: SHIS QI 11 Bl.F Loja 104/105
- Modalidade de Atendimento: Rodízio de terça à domingo (das 19:00 as 00:00) e à La Carte
- Ambiente: Agradável, com iluminação baixa. Não tem tatames.
- Pratos e sabores: Minha experiência no Sushi Brasil foi terrível. O peixe estava com aspecto feio, com coloração escura e a textura meio amolecida demais. O gosto estava até bom, porém horas depois de almoçar, fui parar no pronto socorro. Resultado: 1 semana hospitalizada por comer peixe estragado.
- Atendimento: Muito bom o atendimento. Os garçons são bem interessados em manter o cliente satisfeito.
- Custo benefício: Preço bastante alto. Para mim, não vale a pena.
- Pontos fortes: Localização; interesse dos garçons em agradar ao máximo.
- Pontos fracos: Preço; risco de problemas de saúde por falta de armazenamento correto dos alimentos.
- Nota geral: 6,8

*      Oichi:
- Localização: SCLN 105 Bl.D Loja 17
- Modalidade de Atendimento: Buffet, Self-service por peso e à La Carte
- Ambiente: Simples porém bastante ventilado e claro.
- Pratos e sabores: Os pratos quentes são bem gostosos. O camarão empanado é um diferencial de uma vez que o desse restaurante é realmente grande e tem pouca massa. O sushi e o sashimi deixam a desejar. Talvez essa diferença se dê devido ao fato de ser uma sushi women(dizem que a temperatura das mãos femininas são mais altas do que as masculinas, e isso modifica a textura e sabor do peixe).
- Atendimento: Na minha experiência no Oichi, os garçons pareciam que faziam favor de atender ao cliente.
- Custo benefício: O rodízio não vale a pena. Porém para comer os pratos quentes no self-service vale bastante. Principalmente o camarão.
- Pontos fortes: Pratos quentes bastante gostosos; o self-service a quilo. Aqui em Brasília é difícil encontrar buffet japonês a quilo.
- Pontos fracos: O sabor dos sashimis e sushis; o atendimento bastante fraco.
- Nota geral: 7,0

*      Mitzu:
- Localização: SCLS 116 Bl.C Loja 29
- Modalidade de Atendimento: Buffet e à La Carte
- Ambiente: O restaurante é bem grande e é dividido em 7 ambientes. Tem ambiente pra todos os gostos. É muito bonito e bem organizado.
- Pratos e sabores: Esse restaurante tem uma variedade bem grande de sashimis. Polvo defumado, anchova negra, anchova negra defumada entre outros. Os pratos quentes são bem saborosos. O Mitzu inclui algumas sobremesas no buffet.
- Atendimento: O atendimento é muito bom. Os garçons ficam passando o tempo todo perguntando se o cliente quer mais alguma coisa. Se o prato de sashimis ou Hot Philadelphia esvaziam, eles já retiram e trazem outro em questão de minutos.
- Custo benefício: Excelente custo benefício, principalmente por ter sashimis que não são encontrados na maioria dos buffets/rodízios de Brasília.
- Pontos fortes: Diversidade de sashimis; atendimento diferenciado; restaurante com uma excelente infra-estrutura; algumas sobremesas fazem parte do buffet.
- Pontos fracos: A demora de entrega da conta; a música é um pouco alta, poderia ser mais baixa para deixar o ambiente mais agradável.
- Nota geral: 8,5

*      Gendai:
- Localização: SCLS 403 Bl.D Loja 10
- Modalidade de Atendimento: Rodízio e à La Carte
- Ambiente: Restaurante com 2 pisos bastante agradáveis. Música ambiente em altura adequada. Tem 1 tatame só, que serve somente para reservas de grupos.
- Pratos e sabores: O sabor do yakisoba é incomparável. O melhor que já provei.  Os sushis e sashimis são “passáveis”, porém não são dos melhores não.  Os pratos quentes são o carro forte do Gendai.
- Atendimento: Atendimento regular. Os garçons demoram a chegar à mesa quando são chamados.
- Custo benefício: Pelos pratos quentes, vale a pena comer em sistema de rodízio.
- Pontos fortes: Preocupação com o asseio das mãos dos clientes antes das refeições (eles levam à mesa um pratinho com uma “moeda” branca. Quando chega na mesa, eles jogam água quente nessa “moeda” e ela incha. Ao inchar o cliente pode pegar a abrir que é uma toalhinha umedecida de limpeza); pratos quentes; manobrista; matérias primas de primeira. Foi o único restaurante japonês que realmente utilizou cream cheese em seus preparos. Geralmente os outros utilizam polenguinho.
- Pontos fracos: Sushi e sashimi deixam a desejar; demora dos garçons para atender.
- Nota geral: 8,0                                                                          

*      Haná:
- Localização: SCLS 408 Bl.B Loja 35
- Modalidade de Atendimento: Buffet e à La Carte
- Ambiente: Ambiente bastante clean. Gostoso de comer lá. Porém quando está muito cheio, é horrível de se conversar, pois por ser um ambiente pequeno, o barulho fica enorme.
- Pratos e sabores: Sushis e sashimis muito bons. Sempre tem algum especial do sushi man rolando. Cada um mais gostoso que o outro. A variedade de pratos quentes é bem pequena.
- Atendimento: Atendimento diferenciado pois o proprietário sempre está presente no restaurante garantindo os melhores serviços. (como dizem, o olho do dono que engorda o gado).
- Custo benefício: Vale a pena o rodízio para experimentar as criações do “chef”. São sabores únicos.
- Pontos fortes: Pratos do “chef”; manobrista.
- Pontos fracos: O ambiente é pequeno; barulho demais quando cheio.
- Nota geral: 8,0

4 comentários:

  1. Dizem que não é bom mulher fazer sushi porque a mão delas é mais quente que a dos homens. Será mito? :P

    ResponderExcluir
  2. Mito nada! Eu já comprovei isso! ahueheuiehieauheaiehuieahuie Sushi women nunca mais =P

    ResponderExcluir
  3. Palomilda! Que post bacana. Sério mesmo. Bom, eu não como peixe, né.. nem moro em brasília. Mas li todo o post por curiosidade e muito achei legal sua avaliação.
    Gostei mesmo! Boa sorte por aqui, paloma :) tudibom!
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. sHOW DE BOLA....TO INDO PRA BRASILIA A PASSEIO E VOU CONFERIR UM OU OUTRO RESTAURANTE....VALEU PELAS DICAS...

    ResponderExcluir